Clique nas imagens para ampliar
O serviço de usinagem por eletroerosão é um procedimento que pode ocorrer de duas maneiras:
- a fio;
- por penetração.
Em resumo, o serviço de usinagem por eletroerosão tem por finalidade desintegrar partículas mediante a ocorrência de descargas elétricas. Através desse método, é possível elaborar um molde que servirá para fabricação de cópias de diversas peças, tais como medalhas, peças de jogos de xadrez, dentre outras.
Nós da Casa das Gravuras realizamos apenas o serviço de usinagem por eletroerosão por penetração, não realizamos a eletroerosão a fio.
Para que o serviço de usinagem por eletroerosão funcione, é necessário que tanto a peça que será usinada como a ferramenta que fará a usinagem sejam bons condutores de descargas elétricas, haja vista que tais descargas servem à remoção do material a ser usinado.
No caso do serviço de usinagem por eletroerosão a fio, é possível utilizar-se do latão ionizado. A ferramenta que produz a erosão é o eletrodo, que deve ter o mesmo desenho da peça que se deseja fabricar.
No serviço de usinagem por eletroerosão por penetração, o eletrodo e a peça a ser usinada são mergulhadas em recipiente que contem um líquido isolante, isto é, que não conduz eletricidade, conhecido como líquido dielétrico.
Esse líquido pode ser o óleo mineral ou o querosene. No caso deste último, advirta-se necessidade de maiores cuidados, porquanto seja líquido inflamável.
Tanto a peça a ser usinada como o eletrodo são ligados através de cabos a uma fonte de energia contínua. O eletrodo tem a polaridade positiva, ao passo que o material tem polaridade negativa, havendo uma atração entre eles.
Eles são conectados a cabos ligados a um interruptor responsável pela ligação e desligamento de energia elétrica fornecida ao sistema.
Quando a peça é aproximada do eletrodo, forma-se uma ponte de íons que atuam de forma a usinar a peça.
A distância entre o eletrodo e a peça usinada se chama GAP, e é controlada pela própria máquina que faz a eletroerosão. As descargas são feitas até que se obtenha na peça o perfil desejado.
Os eletrodos podem ser metálicos, como o cobre, ou não metálicos, como os de grafite.
No processo de eletroerosão a fio, pode-se confeccionar ferramentas de corte, dobra e repuxo, tais como as punções, porta punções e matrizes.
Para saber mais sobre Serviço de usinagem por eletroerosão
Ligue para 11 2412-2555 ou clique aqui e entre em contato por email.Gostou? compartilhe!